CULTURA

Filarmônica de MG é a atração neste sábado

PASSOS (MG) - A Filarmônica de Minas Gerais, considerada uma das melhores orquestras do Brasil, sai em Turnê Estadual e realiza concerto gratuito em Passos neste sábado (30), às 19h30, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos. O grande público irá ouvir um repertório diversificado e descontraído, com obras de compositores exponenciais da música clássica, algumas delas já bastante conhecidas e apreciadas, como a Quinta Sinfonia de Beethoven (primeiro movimento) e o Bolero de Ravel.
O programa traz, ainda, a Música Aquática: Suíte número 2 em Ré maior, HWV 349 – II. Alla Hornpipe, de Haendel; O rapto do serralho, K. 384: Abertura, de Mozart; Abertura Carnaval Romano, op. 9, de Berlioz; Dança Eslava, op. 46, número 8, de Dvorák; Dança Húngara número 1 em sol menor, de Brahms; Trovão e Relâmpago, op. 324, de J. Strauss Jr. Completam o repertório obras de dois importantes compositores brasileiros: O Guarani: Protofonia, de Carlos Gomes; e Série Brasileira: IV. Batuque, de Nepomuceno. A regência é do maestro Marcos Arakaki, com uma longa trajetória artística tanto na Filarmônica como em outras orquestras de destaque no Brasil e no exterior.
Esta é a primeira vez que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Passos. Formada por 90 músicos, a Orquestra, em 10 anos de existência, conta com amplo reconhecimento de público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 950 mil pessoas.
Com as Turnês Estaduais e seus concertos abertos ao público, a Filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica. Para o maestro associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Marcos Arakaki, “muitas pessoas têm a impressão incorreta de que a música clássica é difícil, mas isso é desmistificado a cada concerto, pois o público se identifica imediatamente com a música”. Arakaki destaca a importância da região Sul, que tem dois dos 12 conservatórios estaduais de Minas, localizados em Pouso Alegre e Varginha. “Os conservatórios públicos têm um papel fundamental na formação musical de jovens e adultos e eles devem ser protegidos e estimulados”, relembra o maestro. “A propósito, cinco músicos da Filarmônica são de diferentes cidades do Sul de Minas”, completa.
Para a realização das turnês, é essencial o financiamento por meio da renúncia fiscal, usada pelas empresas patrocinadoras. Este concerto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Algar Telecom por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta ainda com incentivo da Lei Rouanet e apoio da Prefeitura de Passos.
Maestro Marcos Arakaki
Regente Associado da Filarmônica, Marcos Arakaki colabora com a Orquestra desde 2011. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o primeiro lugar no Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e no Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Foi semifinalista no Concurso Internacional Eduardo Mata (2007).
O maestro foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), bem como titular da OSB Jovem e da Sinfônica da Paraíba. Dirigiu as sinfônicas do Estado de São Paulo (Osesp), do Teatro Nacional Claudio Santoro, do Paraná, de Campinas, do Espírito Santo, da Paraíba, da Universidade de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Petrobras Sinfônica e Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, regeu as filarmônicas de Buenos Aires e da Universidade Autônoma do México, Sinfônica de Xalapa, Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e BoshlavMartinuPhilharmonic da República Tcheca. Arakaki tem acompanhado importantes artistas do cenário erudito, como Pinchas Zukerman, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, SofyaGulyak, Ricardo Castro, Rachel Barton Pine, ChloëHanslip, LuízFilíp, Günter Klauss, Eddie Daniels, David Gerrier, Yamandu Costa.
Natural de São Paulo, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, na classe de Violino de Ayrton Pinto, e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts. Participou do Aspen Music Festival and School, recebendo orientações de David Zinmanna American Academy of Conducting at Aspen. Esteve em masterclasses com Kurt Masur, Charles Dutoit e Neville Marriner.
Seu trabalho contribui para a formação de novas plateias, em apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concerto em turnês a mais de setenta cidades brasileiras. Atua como coordenador pedagógico, professor e palestrante em projetos culturais, instituições musicais e universidades.
Sobre a Orquestra
Criada pelo Governo do Estado e gerida pela sociedade civil, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fez seu primeiro concerto em 2008, há dez anos. Diante de seu compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal, a Filarmônica chega a 2018 como um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita, tanto em Minas Gerais como no Brasil. Reconhecida com prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, a nossa Orquestra, como é carinhosamente chamada pelo público, inicia sua segunda década com a mesma capacidade inaugural de sonhar, de projetar e executar programas valiosos para a comunidade e sua conexão com o mundo.
Números (até abril de 2018):
965 mil espectadores
745 concertos realizados
990 obras interpretadas
102 concertos em turnês estaduais
38 concertos em turnês nacionais
5 concertos em turnê internacional
90 músicos
527 notas de programa publicadas no site
167 webfilmes (19 com audiodescrição)
1 coleção com 3 livros e 1 DVD sobre o universo orquestral
4 exposições itinerantes e multimeios sobre música clássica
3 CDs pelo selo internacional Naxos (Villa-Lobos)
1 CD pelo selo nacional Sesc (Guarnieri e Nepomuceno)
3 CDs independentes (Brahms&List, Villa-lobos e Schubert)
1 trilha para balé com o Grupo Corpo
1 adaptação de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, para orquestra e bonecos com o Grupo Giramundo
Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de telecomunicações e tecnologia para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A Companhia oferece acesso à internet com ultravelocidade, celular de qualidade, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta.
Com 64 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 48.500 km de fibra ótica que serve, atualmente, mais de 330 cidades, em oito estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao longo de 2018, um dos grandes investimentos da companhia é a ampliação de sua atuação para a região Nordeste, o que irá proporcionar que os serviços da Algar Telecom cheguem a mais 8 estados brasileiros. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.
Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa –, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.
Serviço:
Turnê Estadual – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Passos
30 de junho, sábado – 19h30
Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos
Marcos Arakaki, regente
HAENDEL - Música Aquática: Suíte nº 2 em Ré maior, HWV 349 – II. Alla Hornpipe
MOZART - O rapto do serralho, K. 384: Abertura
BEETHOVEN - Sinfonia nº 5 em dó menor, op. 67 – I. Allegro con brio
BERLIOZ - Abertura Carnaval Romano, op. 9
DVORÁK - Dança Eslava, op. 46, nº 8
BRAHMS - Dança Húngara nº 1 em sol menor
J. STRAUSS JR. - Trovão e Relâmpago, op. 324
GOMES - O Guarani: Protofonia
NEPOMUCENO - Série Brasileira: IV. Batuque
RAVEL - Bolero
Fonte: Personal Press

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

15
E
22-
07
24-
Yama-16.03.14
13
WELLS---160816
B
09
03

 

 

 

 

Leia mais

Pacheco conta com o apoio de...
BELO HORIZONTE (MG) - Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, o deputado federal Rodrigo Pacheco (Democratas) afirmou, nesta terça-feira (17), contar com a possibilidade de receber o apoio de grande parcela de integrantes do MDB que não concorda com a eventualidade de o partido apoiar a tentativa de reeleição do atual...
Escritores da região entre...
PASSOS (MG) - Os escritores Carlo Montanari, de Passos, e Deucelia Maciel, Babilonia, distrito de Delfinópolis (MG), estão entre os homenageados anualmente pela Associação Internacional de Escritores e Artistas que acontecerá em Maceió, capital do estado de Alagoas. Os 'Melhores do Ano' em 2018...
Extraordinária acontece...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - O presidente da Câmara, José Joaquim Silva, comunica a realização de extraordinária nesta quinta-feira (19), às 17h, para votação de dois projetos. Um, o de número 047/2018, que autoriza a abertura de crédito adicional especial por excesso de...
IFSul recebe o selo Solar
PASSOS (MG) - Nesta segunda-feira (16), a Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) recebeu o 'Selo Solar', certificação concedida pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, o Instituto Ideal, a instituições e empresas que fazem uso da energia solar. O...
Obra na Nações deve ser...
PASSOS (MG) - Depois de mais uma visita técnica nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Passos estima que as obras na Avenida das Nações sobre o Córrego São Domingos devem ser concluídas em cerca de 45 dias. Os trabalhos, que começaram no último dia 10 de julho, seguem o cronograma. O...
Morre o ex-vereador Cileno...
PASSOS (MG) - O ex-vereador Cileno Vilela de Castro, de 91 anos, faleceu nesta terça-feira (17), e está sendo velado no velório da Funerária São Vicente de Paulo. O sepultamento acontece às 20h. O ex-parlamentar, que era farmacêutico e natural de São Roque de Minas, foi vereador durante as 6ª,...
Vencedor do Prêmio Barco a...
RIO DE JANEIRO (RJ) - A Fundação SM anunciou, nesta sexta-feira (29), os oito finalistas do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2018. A iniciativa, que possui parceria com a SM, tem como objetivos estimular a criação literária nacional e engajar crianças e jovens com a literatura. No...
Concessionária realiza...
DIVINÓPOLIS (MG) - A AB Nascentes das Gerais inicia nesta terça-feira (17) mais uma etapa da campanha 'Segura o Bicho' que combate a presença de animais na pista. Desenvolvida pelo Plano de Gestão Social (PGS) da concessionária, a atividade será desenvolvida em toda a extensão da Rodovia MG-050, de...
Renato concorre ao Prêmio...
BRASÍLIA (DF) - O deputado federal passense, Renato Andrade, está concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco 2018, que tem o objetivo de estimular a população a acompanhar o desempenho dos seus representantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, valorizando os bons parlamentares. Podem concorrer somente...
Ameg realiza curso sobre o...
PASSOS (MG) - A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), realiza dias 18 e 19 de julho (quarta e quinta-feiras) o curso de Recursos Humanos e a Implantação do eSocial na Administração Pública Municipal - 2018. O evento acontece na sede da...