POLÍTICA

Câmara Mirim toma posse dia 10

CARMO R. CLARO (MG) - Neste mês, começa a nova gestão da Câmara Mirim. Os vereadores serão empossados na próxima segunda-feira (10), às 19h30, logo após a reunião ordinária. São nove vereadores, um de cada escola do município, rural e urbana, pública e particular. Apenas a Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães tem dois representantes, por ser o colégio com número maior de alunos. A eleição ocorreu de 6 de fevereiro a 2 de março e em todas as escolas, os alunos elegeram o seu representante.
Foram eleitos Alicia Damasceno de Oliveira (Escola Municipal Santa Luzia), Laura Vitoria Soares Silva (Escola Municipal São José), Luís Guilherme Vilela (Escola Municipal Lídio José Marques), Dalila Vitória Piovesan Figueiredo (Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela), João Antônio Soares Pimenta (Escola Municipal do Taquaral), Luís Felipe Santos Martins (Colégio Vencer), Helen Marques Vilela (Instituto de Educação e Cultura) e Maryana Fernandes Xavier e Rafael Freitas dos Santos, ambos da Escola Monsenhor Mário Araújo Guimarães. A eleição é organizada pelas escolas.
A Câmara envia um ofício informando sobre a realização, acompanhado das cédulas de votação. Esta é a quarta Câmara Mirim, que já conta com uma vereadora no segundo mandato. Laura Vitoria Soares Silva foi eleita também no ano de 2015. O projeto começou em 2013, proposto pelo vereador da época, o Antônio Marques Esteves, e foi mantido pela atual legislatura. Cada mandato tem duração de um ano, terminando sempre em dezembro.
A primeira reunião ordinária da Câmara Mirim está prevista para o dia 18 de abril e a coordenadora do projeto, Luana Terra Santos, convida toda a população para acompanhar a posse e também o trabalho que será realizado pelos pequenos edis “Este ano, já estamos trabalhando e planejando projetos que visam melhorias, principalmente, para as escolas. Também voltaremos com as doações, como fizemos em 2015 e, se conseguirmos, a primeira doação já ocorrerá na páscoa”, disse a coordenadora.
Professores
Professores da rede municipal participaram da reunião ordinária desta semana. Eles pediram o apoio dos vereadores para a equiparação dos salários dos professores denominados P1 e P2. O professor P1 trabalha com as séries iniciais, do 1º ao 4º ano, e o professor P2, nas séries seguintes, até o fim do ensino médio. Eles justificam o pedido informando que, anteriormente, o professor P1 era técnico e não precisava de graduação para lecionar, como ocorria com o P2. No entanto, hoje, todos precisam ser graduados, não justificando mais a diferença salarial. Diante da solicitação, o Presidente da Câmara Juliano Pão de Queijo fez uma indicação ao Prefeito pedindo que o departamento competente analise a possibilidade de nivelar os vencimentos dos cargos, sem reduzir nenhum salário.
“A gente sabe que os professores do nosso município trabalham até mesmo com mais de 30 alunos por sala. Sabemos do sacrifício desses professores e sei da luta de cada um desses professores com essas crianças. Eu tenho certeza que, se o prefeito mandar esse projeto de lei, todos os colegas vereadores serão unânimes em aprovar esse projeto de lei. É o que a gente pode fazer no momento, mas a gente vai dando uma resposta a todos vocês, professores do nosso município”, disse.
A solicitação foi feita e para que haja a mudança, o prefeito precisa mandar um projeto de lei tratando do assunto para a aprovação da Câmara.
Terreno sujo
O vereador João Paulo de Castro Ferreira pediu providências para um terreno de propriedade da Prefeitura, localizado no Bairro Nossa Senhora Aparecida. “Nós temos o nº120, que é a casa da Dona Maria do Divino, temos o número 100, e no meio nós temos um terreno pertencente à Prefeitura. Ali, naquele terreno, alguns moradores têm jogado animais e lixo, e tem prejudicado bastante a população que mora no entorno”. Assim, João Paulo pediu ao Executivo que tome providências, limpando o local, e fez um apelo à população, que pare de jogar lixo no terreno.
Permuta
Angela Vitor pediu ao Executivo que estude a possibilidade de permutar um terreno com um empresário que pretende instalar uma indústria têxtil de pequeno porte no município. De acordo com a vereadora, o responsável pela indústria adquiriu um terreno de cinco mil metros quadrados na Rua Cezar Zamboti, Jardim Continental, mas não pode abrir seu negócio nesse endereço, pois não é permitido. Isso posto, ela solicita a permuta desse lote por um no Distrito Industrial (ou em local adequado) com área de igual metragem ou com o mesmo valor venal.
A vereadora também trouxe a plenário uma solicitação dos moradores da comunidade do Itaci, que pedem ao Prefeito que forneça, se possível, mobília para ser utilizada nas instalações do Estratégia Saúde da Família (ESF), que será aberto no Distrito. “Os moradores do Itaci, juntamente com o padre, com a igreja, eles construíram um cômodo onde eles estão permitindo que a Prefeitura monte um ESF e a inauguração vai ser no dia 07. Então, eles acham assim, se por acaso a Prefeitura tiver no almoxarifado, eles não estão pedindo para comprar novo não, que possa doar para o Itaci”. O local precisa de uma escrivaninha, duas cadeiras, um armário médio, uma maca, um banco ou longarina para a sala de espera. Na oportunidade, a vereadora ressaltou que a inauguração do referido ESF foi agendada para o dia 07 de maio e que tais móveis são necessários para iniciar os trabalhos da equipe de Saúde da Família.
Recicarmo
Inácio Roberto Lopes, o Inacinho dentista, pediu a construção de mais um barracão para ser utilizado pelos trabalhadores da Recicarmo. “Porque o mesmo local que eles fazem a reciclagem eles estão usando como depósito e o espaço está muito diminuto para o trabalho deles. E outra coisa também, fazer um acimentado em volta desse barracão, porque quando chove, enche de barro e fica difícil para eles se locomoverem”.
Estrada Carmo Itaci
O assessor de governo do Prefeito Tião Nara estava presente na reunião e o vereador Zé Pequeno aproveitou para fazer uma cobrança: “Eu e o Paulão já pedimos umas quatro vezes para arrumar a estrada do Carmo até o Itaci. Tá fechado, não tem como andar, vê se você pode arrumar para nós”.
Rotary
João Paulo Castro Ferreira propôs, e foi aprovada, uma moção de aplausos ao O Rotary Club da cidade por realizar um leilão de gado, que teve toda sua renda revertida ao Lar do Idoso Frederico Ozanam. O valor ultrapassou os R$125 mil e será utilizado para atender às exigências do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, que pedem a construção de uma sala de atendimento médico para os idosos.
O leilão ocorreu no domingo (02), no abatedouro municipal. “Gostaria de agradecer a Prefeitura que cedeu o espaço, cedeu o maquinário para que isso, dentro das possibilidades dela pudesse ser viabilizado. Gostaria de propor uma Moção de Aplausos ao Rotary Club por essa iniciativa que vai beneficiar exclusivamente ao Lar do Idoso e toda população de Carmo do Rio Claro”. Todos os vereadores foram favoráveis e João Paulo, por ser o autor da homenagem e rotariano, absteve-se do voto.
Inácio Roberto Lopes, o Inacinho, também propôs uma moção de aplausos ao presidente do Lar do Idoso, senhor José Carlos Ferreira, pelo trabalho que realiza junto à entidade. Ela também foi aprovada.
Estradas
João dos Reis Vilela, o João do Tiãozão, pediu ao Setor competente da prefeitura que recupere e conserve a estrada vicinal que liga a cidade de Carmo do Rio Claro ao Distrito da Vilelândia, limpando também as laterais. O vereador solicitou ainda, que seja feita a raspagem da estrada que liga o referido Distrito ao bairro Buracão (restaurante Peixe Frito).
Feriado santo
Paulo Marcelo Silva, o Paulão, pediu que o Poder Executivo providencie, para a sexta-feira da paixão, a instalação de banheiros químicos para servir aos peregrinos que sobem a Serra da Tormenta. Sugeriu que sejam colocados banheiros masculinos e femininos próximos à Igreja do Nosso Senhor dos Passos e próximos à torre da Cemig.
AC da CMCRC
- Estas informações podem ser lidas também nas seguintes redes sociais: Facebook (passosmgonline), Twitter (@eziosantos), Google+ (Ézio Santos) e podem ser compartilhadas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

05
09
03
08
Yama-16.03.14
24-
18
07
22-
B
13
WELLS---160816
11
15
E

 

 

 

 

Leia mais

Cemig busca ligações...
BELO HORIZONTE (MG) - A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realizou nesta quarta-feira (26) uma ação simultânea em dez cidades mineiras para identificar possíveis ligações irregulares, popularmente conhecidas como “gatos”. O mutirão acontece durante toda esta semana e a...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na rua dos Engenheiros, 119, bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Cód.  vaga Ocupação e Observações Nº de...
Câmara Mirim visita internos...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Os vereadores mirins vão se reunir para a primeira sessão ordinária da legislatura, na próxima sexta-feira (28), às 15h30, na Câmara Municipal, mas isso não significa que estão parados. No sábado de Aleluia (15) eles passaram uma manhã com os internos do Lar do...
MG vai ampliar atuação da...
BELO HORIZONTE - Um novo edital de chamamento público para a Rede Complementar de Suporte Social em Atenção ao Dependente Químico irá ampliar em 130% a atuação da política sobre drogas no Estado. O edital 06/2017 divulgado no dia 24 de abril pelo Governo de Minas Gerais irá selecionar 53...
Frigoríficos de peixe de...
BELO HORIZONTE (MG) - Uma grande notícia para a região Sul e Sudoeste de Minas. Depois de uma ampla mobilização do deputado Emidinho Madeira junto a Emater, o Governo de Minas e as prefeituras de Cássia e Carmo do Rio Claro, os frigoríficos de peixes que estão semi-acabados e que são um sonho antigo...
Concessionária prevê 160...
ITAÚNA (MG) - O Sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas com São Paulo, deve receber cerca de 160 mil veículos durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (de 28 de abril a...
Trabalhadores da região vão...
PASSOS (MG) - Algumas categorias de trabalhadores decidiram paralisar suas atividades nesta sexta-feira (28) em adesão à greve geral marcada por centrais sindicais, confederações e federações. O movimento é uma resposta à retirada de direitos dos trabalhadores nas reformas trabalhista e...
Carmo assina protocolo para...
BELO HORIZONTE (MG) - Nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), Alessandro Marques, e o prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Nara, assinaram o Protocolo de Cooperação para construção de unidades...
PMP forma comissão de...
PASSOS (MG) - Reuniram-se na última semana, 12 servidores representantes do Gabinete, Secretarias, Controladoria e Procuradoria Geral da Prefeitura Municipal de Passos (PMP) para prosseguimento do trabalho de projetos e captação de recursos pela Administração Municipal. O encontro foi conduzido pela assessora de...
Abono: Câmara aprova PL do...
PASSOS (MG) - A Secretaria de Gabinete da Prefeitura de Passos protocolou na manhã desta terça-feira (25), o Projeto de Lei (PL) de número 004, de 25 de abril de 2017, que dispõe sobre a concessão de abono e revisão geral anual dos servidores públicos municipais do Poder Executivo. A Câmara Municipal...