POLÍTICA

Vereadores apoiam alunos de Medicina

PASSOS (MG) - Durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Passos, realizada na tarde desta segunda-feira (19), os vereadores manifestaram apoio pela causa dos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade do Estado se Minas Gerais (Uemg) Passos, através de moção de solidariedade, assinada por todos os parlamentares.
Moção assinada pelos vereadores:
"Considerando recente manifestação dos universitários de Medicina da unidade local da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) denunciando o desmantelamento do curso, em virtude do descumprimento dos compromissos financeiros e do descaso da Reitoria para com os contratos e convênios firmados com órgãos terceiros e prestadores de serviços envolvidos, a Câmara Municipal de Passos vem a público manifestar seu total apoio e irrestrita solidariedade com a causa estudantil e docente aqui referida.
Com efeito, problemas administrativos e entraves burocráticos não podem ameaçar o efetivo funcionamento do curso de Medicina da Uemg de Passos, um sonho acalentado por todos nós durante décadas, e que se viu transformado em realidade após o empenho incansável de toda a comunidade regional.
Importa salientar que é inaceitável, até mesmo hipoteticamente, o desmantelamento e eventual fechamento da Faculdade de Medicina local, não se podendo olvidar que o ensino superior de qualidade, que integra a garantia constitucional à educação de que trata o art. 205 da Constituição Federal, é obrigação do Governo do Estado de Minas Gerais, conforme se aduz do art. 199 e §§ da Constituição Estadual.
Ante a presente situação alarmante em que se encontra o curso de Medicina, nos posicionamos firmemente, ao lado da comunidade docente e discente, nesta que também é nossa entrincheirada luta por uma educação superior de qualidade.
Plenário da Câmara Municipal de Passos, aos 19 de março de 2018".
Aprovação de projetos
Em primeiro turno foram votadas as seguintes matérias: 
- De autoria dos vereadores Rodrigo Barreto (PSD) e Rodrigo Maia (PP) que “dispõe sobre a criação do “Banco de Medicamentos” do município de Passos”.
- De autoria do vereador Téo Lemos (PSD) que “dispõe sobre a obrigação dos salões de beleza de afixar cartaz com medidas profiláticas contra hepatite”.
- De autoria da vereadora Aline Macedo (PR) que “autoriza o poder executivo a instituir o programa saúde bucal ‘Dentista na Escola’ na rede municipal de ensino do município de Passos”.
- De autoria do vereador Rodrigo Maia que “oficializa e inclui no calendário de eventos do município o Festival Nacional de Teatro de Passos”.
Em segundo turno foram discutidos e aprovados os projetos:
- De autoria do vereador Alex Bueno (PSD) que “estabelece a obrigatoriedade de identificação dos veículos oficiais da administração direta e indireta do município, com o brasão oficial do município de Passos/MG, numeração específica e secretaria vinculada”.
- De autoria do vereador Iran Parreira (MDB) os projetos que “dá denominação de ‘Antonio Parreira Magalhães’ à atual rua cinco, de ‘Maria Aparecida Caetano’ à atual rua dezesseis e de ‘Sebastião de Oliveira Frazão’ à rua quatorze, localizadas no residencial Canto Verde, no município de Passos”.
- Ainda de autoria de Iran Parreira: “Dá denominação de ‘Fernando Antonio de Silva’ à rua atual rua um, localizada no loteamento coimbrãs, no município de Passos”. Além do projeto de lei que “declara de utilidade pública a associação dos moradores do Bairro Penha”.
- De autoria do vereador Rodrigo Barreto (PSD) que “dá nome de ‘João Carlos de Andrade Figueiredo’ à atual rua 15, localizada no bairro Recanto do Bosque”.
- De autoria do vereador Téo Lemos (PSD) que “dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais públicos e privados e instituições congêneres (UPA, UBS, policlínicas, postos de saúde), notificarem ocorrências de uso de bebida alcóolica e drogas por crianças e adolescentes”. Também de autoria de Téo Lemos: “Institui a Campanha Natal Solidário com a finalidade de arrecadar brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para serem distribuídos às crianças e famílias carentes do nosso município, nos dias que antecedem ao natal”.
Ainda de Téo Lemos: “Dispõe sobre a fixação de cartazes nas dependências dos hospitais e postos de saúde, no âmbito do município de Passos, informações acerca de vacinas infantis obrigatórias e dá outras providências” e o projeto de lei que “institui a semana de conscientização da depressão infantil e na adolescência no âmbito do munícipio de Passos”.
Os vereadores votaram em turno único o projeto de lei de autoria do poder executivo que “autoriza o poder executivo a abrir créditos adicionais especiais ao orçamento fiscal do município e dá outras providências”.
AC da CMP

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

07
24-
WELLS---160816
09
22-
B
13
03
15
Yama-16.03.14
E

 

 

 

 

Leia mais

Celular: Vereador assume...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Diante dos frequentes atrasos no pagamento da conta de energia que garante o funcionamento da antena retransmissora de sinal de telefonia móvel no distrito da Vilelândia (Três Barras), o vereador João dos Reis Vilela, João do Tiãozão, decidiu assumir os pagamentos. Por dias, os...
Comercialização do café é...
PASSOS (MG) - Com um ano de aplicação, o Curso de Comercialização de Café do Senar Minas tem transformado a visão de muitos produtores e os motivados a enfrentar um mercado com ações mais profissionais. Esta é uma das respostas encontradas em Cabo Verde, Sul do Estado, onde a...
Definidas ações para...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - Lideranças de várias cidades da região estiveram reunidas em São Sebastião do Paraíso quando debateram sobre as atividades do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável de Resíduos Sólidos. O encontro foi realizado na sede da...
Cássio cobra novamente...
BELO HORIZONTE (MG) - Diante dos perigos que a população de Passos corre ao tentar atravessar a Rodovia MG-050, no trecho que corta a cidade, o deputado estadual passense, Cássio Soares, esteve na última semana em reunião com Joselito Castro, diretor executivo da empresa AB Nascentes, administradora o Sistema MG-050,...
Comissão aprova convocação...
BELO HORIZONTE (MG) - A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (25), a convocação da presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, para que compareça ao Legislativo a fim de prestar esclarecimentos sobre os diversos problemas que a...
Palestra marca a II Semana do...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - Uma palestra com a escritora e pedagoga Regina Shudo, especialista que acumula mais de 30 anos de experiência em Educação Infantil, marcou a II Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O evento gratuito aconteceu na noite do dia 23 deste...
PIB Passos comemora 51 anos
PASSOS (MG) - Neste sábado (28), a Primeira Igreja Batista (PIB) em Passos comemora 51 anos de seu ministério. A igreja  tem como pastor principal Gilberto Furtado, que para comemorar a data contará com a presença do preletor pastor Edvaldo Oliveira, criador do Ministério Minuto com Deus. A...
Projetos visam saúde nas...
PASSOS (MG) - A Câmara Municipal de Passos aprovou em segundo turno o Projeto de Lei (PL) número 069/2017, de autoria conjunta dos vereadores Raimundo Leandro (PR) e Téo Lemos (PSD), que dispõe sobre a realização de análise laboratoriais das águas dos reservatórios das escolas, creches e...
Feriadão: Concessionária...
DIVINÓPOLIS (MG) - O Sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal ligação entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas com São Paulo, deve receber cerca de 205 mil veículos durante os cinco dias do feriado prolongado do Dia do Trabalhador...
Vacinação de bovinos e...
BELO HORIZONTE (MG) - Começa na próxima terça-feira (1º), a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar bovinos e bubalinos, independentemente da idade. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à...