OPINIÃO
RAMIRES---20.09.15
GERALDA - 12.07.16
Tassia-Tavares-22.12.17
Gladson - 14.11.16
19
14
CPN2-050816
EMILIO M. ELETRICOS 080618

Opinião: "Acorda!"

Por Maurílio Romão*
Dia 19 de março de 2014 aconteceu, no prédio da Prefeitura Municipal de Passos, a licitação da  ‘Paixão de Cristo 2014’. Modalidade: Tomada de preço.
Sim, é isso mesmo.  A Paixão de Cristo - espetáculo de tradição de mais de 20 anos na cidade - virou um ‘produto de empreita’ onde a Prefeitura lava as mãos sobre seu destino e delega ao vencedor do menor preço.
O espetáculo em questão é mais (ou deveria ser) que um evento anual, é parte indissociável de nossa cultura, portanto não deveria ser  um objeto de licitação!
‘A Paixão de Cristo’ tem arrastado milhares de centenas de pessoas de Passos e região ao longo dos anos, elevando o nome da cidade e, principalmente, reconstruindo os passos de comunidades, representadas no espetáculo, num ato de fé.
Como licitar o espetáculo que conta, integralmente, com atores da comunidade que não ganham um tostão para fazer o espetáculo? Fazem pelo prazer, pela fé que levam consigo, pela ânsia de dizer algo através da arte. Como rifar a direção, a produção? Quem não vivenciou, culturalmente o espetáculo não sabe os anseios daqueles que se movem o ano todo para fazê-lo acontecer: o elenco!!!
O que a Prefeitura não tem conhecimento é que o elenco é quem faz a ‘Paixão’ acontecer, não é o Poder Público! O poder público – como ele tem atuado - é um mero agente de repasse de recurso, coisa que até o crime organizado poderia fazer – a exemplo das Escolas de Samba.
Não existe o interesse de saber como o todo reverbera nos atores, público e cidade. A Prefeitura ignora o valor antropológico deste espetáculo ao ar livre.
Eu convido o poder público a tomar um pouco de responsabilidade no que acerca o espetáculo, entenda, de uma vez por todas, que ele - o espetáculo - pode crescer muito, crescer mesmo, ser turístico, ser socialmente possível, sem usar o elenco e sumir até o próximo ano.
Aí vem um ou outro desavisado (a) que vai dizer: ‘Está dizendo isso por que vai ter concorrência‘. Prezado (a) Desavisado (a), tenho 20 anos de ‘Paixão’, já fui público, entusiasta, ator, assistente, co-Diretor, Diretor em parceria e Diretor Geral. Eu vivo a Paixão! Já passei por todas as fases da Paixão, conheço além do espetáculo, conheço o que está envolto dele. Cultura não tem concorrência, tem coerência!
 Ano retrasado foi feito um convênio para executar a paixão, ano passado licitação (que uma empresa de fora, que não conhecia o espetáculo e sua realidade. Iam fazer com o grupo da cidade de Guaranésia (MG), de 15 pessoas e trazer uma apresentação pronta!!!).
Imaginem se o  ‘vencedor ‘ da licitação do ano passado fosse a empresa de Guaranésia?  Como ficaria o elenco daqui que espera o ano todo para experienciar o espetáculo, para vivenciar sua fé através dele? Esse ano colocaram no edital que o espetáculo deve ser feito com o ELENCO daqui. Bom, pelo menos me ouviram nesse ponto. Fundamental. 
A licitação não foi resolvida no dia 19, pasmem! Ela será resolvida, com a abertura dos envelopes, dia 28 (sexta-feira) faltando exatamente 15 dias para a produção de um espetáculo de mais de 100 atores e dezenas de profissionais envolvidos, correndo o risco iminente de NÃO ACONTECER por falta de tempo hábil!
Sempre que a PMP através de seu Departamento de Cultura precisa de algo, é assim: “ Fulano, faça isso para o 14 de maio?” ou “Sicrano, apresenta isso para reunião não sei do quê?” ou ainda, “Beltrano, a turma do teatro pode fazer isso ou aquilo voluntário?”
A ‘Paixão’ é o único espetáculo que a prefeitura promove, único que gera emprego direto e indireto para os profissionais do teatro e, justamente nesse espetáculo que querem abrir para outras cidades? E os artistas locais? Aí vem outro (a) desavisado(a): “Pipipi, papapa, que licitação não pode inibir e tarara”. Se quiserem continuar licitando, que seja! Mas com pelo menos com tempo de antecedência. Ouçam, Poços de Caldas só aceita em seu edital para o JulhoFest ou para o Natal de Poços, propostas de ARTISTAS LOCAIS, conseguem fazer isso porque tem Lei Municipal de Cultura que assegura essa conquista aos artistas de lá. 
Quero que sejam artistas que conheçam a estrutura social  do espetáculo, que acrescente na vida pessoal do elenco, que reconheça no espetáculo sua carga cultural.
Durante um tempo quis, realmente, que esse modelo da ‘Paixão’ acabasse, esse modelo de fazer a toque de caixa, rapidinho, para cumprir calendário, sem preocupação estética, sem envolvimento, enfim: acabasse para recomeçar. Hoje ainda penso em reestruturação, mas entendo o porquê a Paixão ficou estática: o poder público  sucateou durante anos e anos e continua sucateando. Não se trata da presente gestão! O descaso vem de várias!
“Mesmo sabendo disso tudo você entrou na licitação?” Sim, entrei! E principalmente por saber disso tudo!
A ‘Paixão’ é minha, é sua, é da comunidade. Enquanto eu puder fazer algo para que ela permaneça, farei. Coisa de apaixonado. 
*Atua como ator em teatro desde 1995, diretor de teatro a partir de 1999, professor de teatro e graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG). Trabalhou em mais de 20 espetáculos em Passos, interior Mineiro e Paulista, além de Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.
- Toda opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a emite.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

03
E
15
WELLS---160816
07
24-
22-
13
Yama-16.03.14
09
B

 

 

 

 

Leia mais

Sepultamentos da semana
Sepultamentos ocorridos em Passos (MG) nos cemitérios Municipal e Parque Senhor dos Passos entre os dias 9 e 15 de julho de 2018: - Roldão Alves Proença, de 84 anos e era casado. - José dos Reis Silva, 82, casado. - Zilda Batista da Silva, 83, viúva. - Nelson Ferreira Rosa, 74. - Luiz Orlando...
Pacheco quer fortalecer o...
BELO HORIZONTE (MG)- Fortalecer os municípios e garantir o repasse de recursos financeiros às localidades mineiras foram temas defendidos pelo pré-candidato ao governo de Minas Gerais, deputado federal por Passos, Rodrigo Pacheco (Democratas), neste sábado (14), ao visitar a cidade de Teófilo Otoni. Conforme ele,...
Araxá tem time quase pronto...
PASSOS (MG) - Enquanto a diretoria do Passos FC ainda corre contra o tempo para colocar o Estádio Municipal Geraldo Starling Soares em condições de receber os seus jogos pelo Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, e o grupo de jogadores ainda é um mistério para a imprensa e torcedores, o Araxá EC, primeiro...
Prefeitura revitaliza praça...
PASSOS (MG) - A Prefeitura de Passos realizou na tarde desta sexta-feira (13), um trabalho de revitalização da Praça Cônego José Timóteo, localizada em frente à Paróquia de São Benedito. Há cerca de 15 anos, o local não recebia reformas. Por conta do fluxo intenso de pessoas...
Cursos oferecidos pelo Senar...
Período de 16 a 21 de julho FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL- PROMOÇÃO SOCIAL Trabalhador na fabricação e conservação de alimentos / Beneficiamento de verduras e legumes Sindicato dos Produtores Rurais de Campestre (35) 3743-1270 16/07/18 a...
Acip vai distribuir R$ 10 mil...
A Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) lançou dia 9 deste mês, mais uma campanha promocional na cidade. Repetindo o sucesso da última campanha de 'Dia das Mães', a promoção “O melhor é ter você por perto – Dia dos Pais Aacip' vai sortear,...
Suspeito de violentar...
VARGINHA (MG) - Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (13), em Passos, suspeito de violentar duas sobrinhas. Uma das garotas, com 14 anos, ficou grávida. Segundo informações da Polícia Civil, a violência teria ocorrido há 11 meses e somente agora o caso foi relatado às autoridades. O...
CMDRS debate assuntos de...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)  realizou na quarta-feira (11), mais uma reunião mensal com seus associados. Vários assuntos como o Encontro Florada de mulheres cafeicultoras que acontecerá na próxima semana, bem como a produção...
UBS Planalto deve ser...
PASSOS (MG) - A obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jardim Planalto, localizada na Avenida Brasília, foi retomada em abril e tinha previsão de término para o fim do ano. Todavia, devido à excelência dos serviços feitos, estima-se que a UBS esteja pronta na primeira metade do mês de...
Reforma no Starling Soares...
PASSOS (MG) - Parece que expectativa do Passos FC mandar seus jogos ao longo do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão está cada vez mais próxima da realidade. É que os responsáveis Departamento Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos solicitaram da empresa prestadora de serviços de...