SAÚDE

Fala Doutor: Bartolinite

 
Por Luiz Alberto
         A mulher para conseguir ter uma relação sexual prazerosa precisa ter lubrificação vaginal eficiente.Através da lubrificação ocorre uma redução do atrito provocado pela copulação.Além de aumentar a sensação de prazer do ato,ajudam na excitação feminina.
          As secreções vaginais são produzidas por duas glândulas que situam perto da vagina (glândulas de bartholin) e perto da uretra ( glandulas de skene).
         A glândula de Bartholin esta situada nos pequenos lábios lateralmente a entrada do intróito vaginal, sendo uma de cada lado. Quando esta funcionando normalmente, secreta secreções para a lubrificação vaginal.Seu tamanho é pequeno e a mulher nem percebe a sua presença.Nenhum incomodo ou dor ocorre durante o ato sexual.
         Quando ocorre a inflamação da glândula de Bartholin, temos a Bartolinite, cuja inflamação leva a dores, desconforto, incomodo e ate mesmo dificuldade para caminhar  e sentar.
          Se não ocorrer um tratamento imediato desta inflamação, a bartolinite pode evoluir para piora e comprometer ainda mais essa glândula. 
          Complicações da Bartolinite:
1) A formação de Cisto
2) A formação de Abcesso
3) A formação de Tumores ( muito raro)    

Cisto 
         A formação de cisto de Bartholin ocorre quando há uma obstrução do canal que elimina a secreção produzida. Esta obstrução provoca acumulo de secreções dentro da glândula e com isso leva ao aumento  do seu tamanho e e a forma arrendondada. Quanto mais dias de obstrução, maior será o cisto, mais dores, desconforto e modificação da estética da vulva.
tratamento para o cisto: Os cistos assintomáticos não requerem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.

Abcesso
          A formação do abscesso decorre da penetração de bactérias na glândula. Quando a mulher descuida da sua higiene intima, as bactérias podem se desenvolver e provocar alem de infecções ginecológicas, o abscesso da glândula de Bartholin. A mudança do ph vaginal,diabetes mellitus,vários parceiros sexuais, são alguns dos fatores desencadeantes ao crescimento de bactérias na vulva. Geralmente a mulher que não possui um cuidado mínimo de higiene intima incluindo  assim o descaso ate mesmo em não limpar a vulva quanto urina ou defeca, faz com que as chances de infecção bacteriana aumente.
          A infecção e a obstrução do ducto, com formação de um abscesso, é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção. Os germes freqüentemente envolvidos são aqueles de transmissão sexual, como o gonococo e a clamídia, ou anaeróbios (germes comuns no intestino).
          Tratamento para os Abscessos:
          Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou devem ser drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (pacientes diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

                             Cisto de glândula de Bartholin, pelo tamanho pode causar desconforto

Abcesso da Glândula de Bartholin – provoca dor, calor e tumescência
Tumores
          Os tumores, adenocarcinomas da glândula de Bartholin é extremamente raro,mas é possível, portanto toda vez que realizar cirurgia na glândula deve ser enviado ao laboratório de anátomo – patologia,principalmente acima dos 40 anos. 
Cuidar da higiene intima é importante para a boa saúde.
         Manter em dia os exames ginecológicos preventivos é fundamental.A cada 6 meses a um ano a mulher deve procurar seu medico para realizar os exames ginecológicos de rotina.

Lubrificação vaginal
         Na parte inferior da entrada da vagina existem duas pequenas glândulas chamadas glândulas de Bartholin, em homenagem ao cientista que as descobriu. Sua função é produzir aquele muco transparente e inodoro que umedifica toda a região genital durante a excitação sexual. 

          Em conjunto com as secreções produzidas pelas paredes vaginais (internamente), este muco vai permitir que a sensação durante o ato sexual seja de massagem, branda e sem atrito, ao contrário da sensação irritativa de uma vagina ressecada.
         A quantidade de muco produzido varia para cada mulher. Nos casos onde essa produção não é observada, ou a quantidade é insuficiente, pode haver um fundo psicológico (quando a mulher não está aberta suficientemente para a recepção dos estímulos sexuais), ou físico (por algum problema nas próprias glândulas, ou falta de hormônios). Consultar o médico ginecologista e um psicólogo pode solucionar o problema.
          O muco é inodoro (sem cheiro) e incolor (sem cor). Muco com coloração, por exemplo amarelada, ou então com odor aumentado ou diferente, normalmente indicam algum tipo de infecção por microorganismo - o que é bastante comum. Consultar o médico ginecologista normalmente resolve o problema rapidamente.
          * Dr. Luiz Alberto Dias de Pádua, Dr. Baruzinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Se especializou em Ginecologia-Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ultrassonografia. Reside desde 1996 em Aracaju (SE). Médico Humanista e defensor da Saúde Publica. Escreve Artigos médicos para o Jornal Correio de Sergipe. Participação de Saúde no Programa do Bareta pela TV Atalaia (Record). Possui um programa de rádio , 'Fala Doutor' na rádio Jornal 540 de Aracaju. Este contato com a imprensa é uma homenagem que ele faz ao seu pai, Messias Augusto de Pádua, o Baru de Pádua. Ambos nasceram em Passos (MG).
          - Toda a opinião expressa neste espaço é de total responsabilidade de quem a escreve.

 

Comentários  

#6 danne 20-07-2015 11:57
gostei do artigo, quase ninguem fala ou sabe sobre essa doença; muito bom divulgar, pois ate mesmo alguns medicos nao sabem tratar o assunto.

dificil para mulher que tem esse tipo de enfermidade, doi muito, arde, e parece que vai explodir.
Citar
#5 danne 20-07-2015 11:52
gostaria de saber porque muita mulhereems tem
Citar
#4 danne 20-07-2015 11:51
BARTOLINE EU TAMBEM TENHO.
Citar
#3 danne 20-07-2015 11:50
BARTOLINE DOENÇA DA MULHER HORRIVEL
Citar
#2 MADELAINY DA MOTA LI 19-11-2014 14:59
Citando Mare:
Boa tarde, gostei do artigo. Mas para mim, esta infecção ainda é uma incógnita. Sou Enfermeira e estudo a doença em meados das minhas infecções sistêmicas. Tive recorrência dentre 10 anos 2 a 3 vezes entre 1 ano e 7 meses entre cada infecção. No meu caso não identifico o Sisto, presumindo o ataque de defesa corporal muito rápido, onde chaga em tempos de horas ao tumor já em tamanho de 5 a 6 cm. Não tenho Ist¹s e me cuido muito bem. Por conta de todo meu estudo continuo tentando entender essa infecção muito dolorosa para as mulheres. Segundo alguns médicos obstetras e ginecologistas, nunca consigo fazer a cirurgia por ser uma região de Ilo. Gostaria de receber várias materias e indicações de especialistas no assunto. Obrigada!

Tambem tenho o mesmo problema, cerca de 9 anos tenho bartolinite por 4 vezes em um ano.
queria muito saber o porque ? tenho que passar por essa situaçao.
Citar
#1 Mare 28-06-2014 17:22
Boa tarde, gostei do artigo. Mas para mim, esta infecção ainda é uma incógnita. Sou Enfermeira e estudo a doença em meados das minhas infecções sistêmicas. Tive recorrência dentre 10 anos 2 a 3 vezes entre 1 ano e 7 meses entre cada infecção. No meu caso não identifico o Sisto, presumindo o ataque de defesa corporal muito rápido, onde chaga em tempos de horas ao tumor já em tamanho de 5 a 6 cm. Não tenho Ist¹s e me cuido muito bem. Por conta de todo meu estudo continuo tentando entender essa infecção muito dolorosa para as mulheres. Segundo alguns médicos obstetras e ginecologistas, nunca consigo fazer a cirurgia por ser uma região de Ilo. Gostaria de receber várias materias e indicações de especialistas no assunto. Obrigada!
Citar
24-
18
22-
WELLS---160816
08
03
13
09
07
Yama-16.03.14
05
15
B
E
11

 

 

 

 

Leia mais

Deputado trabalha pela...
BELO HORIZONTE (MG) - “Na maioria das vezes as pessoas dão mais atenção as críticas, mas é importante também que a gente reconheça quando nossas solicitações são atendidas”, disse o deputado esadtaul Emídio Madeira, o Emdinho, em alusão ao trabalho que o...
Reunião com ministro foca...
BRASÍLIA (DF) - O deputado federal Antonio Carlos Arantes (PSDB) participou quarta-feira (18), em Brasília (DF), de uma audiência agendada pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) com ministro da Segurança Pública, Raul Junggman. O encontro contou com a presença do deputado federal passense, Renato Andrade...
Web TV Passos completa seis...
PASSOS (MG) - Neste sábado (21), a Web TV Passos completa seis meses de atividades, com uma programação diária via Facebook mostrando a cidade e região de uma forma democrática e imparcial. "Criada para preencher a lacuna televisiva de Passos, começamos nosso trabalho dia 21 de outubro de 2017 com a...
CPN recebe festival de vôlei...
PASSOS (MG) - O Clube Passense de Natação (CPN) será sede neste sábado (21), do 1º Festival de Vôlei feminino na categoria sub-13, para iniciantes. A competição é promovida pela Assessoria Regional-AR 2, da Liga Esportiva do Sul e Sudeste de Minas Gerais. Cinco equipes estarão na disputa...
Vagas de emprego disponíveis...
PASSOS (MG) - Confira as vagas de emprego no setor de captação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) localizado no posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, na Rua dos Engenheiros, 119, Bairro Belo Horizonte, telefone (35) 3526-5955: Código de Vaga - Ocupação e Observações -...
Energia pode ser a mais cara...
BELO HORIZONTE (MG) - Considerada 'perversa', metodologia de revisão tarifária da energia elétrica ensejará um aumento médio nas contas da Cemig de 25,87%. Se a proposta for aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Estado terá o maior acréscimo dos últimos...
Programa de recuperação de...
CARMO DO RIO CLARO (MG) - Os vereadores aprovaram em primeira deliberação o Projeto de Lei 006/2018 que trata do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Procrefis). Prevê o parcelamento em até três vezes e descontos no pagamento de juros e multas decorrentes de créditos fiscais vencidos...
Basquete e futsal do CPN...
PASSOS (MG) - O final de semana será movimentado para o basquete e o futsal do Clube Passense de Natação (CPN). Ambas modalidades entram em quadra para jogos da Copa Difusão, em Machado nesta sexta-feira (20), e da Liga Riopardense, em Casa Branca (SP), no domingo (22), respectivamente. O basquete sub-14 (foto), comandado por...
Secretaria faz palestra sobre...
SÃO S. PARAÍSO (MG) - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira (17), uma palestra com a veterinária Sônia Maria Bueno Rondinelli, especialista com título de mestra e doutora. Ela falou sobre a...
PL proíbe cobrança de...
PASSOS (MG) - A Câmara Municipal de Passos analisa o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Rodrigo Maia (PP) que dispõe sobre a proibição do corte dos serviços de fornecimento de água e da cobrança de religação, em caso de corte no fornecimento por falta de pagamento em Passos. A...